sábado, 17 de dezembro de 2016

Boa Tarde! Hoje começo uma série de estudos sobre as 31 decisões de uma Mulher Feliz!


O primeiro tema é:


Minha realidade não define minha identidade. 

 

Texto Base: 1 Sm 25.

 

Abigail


Ela foi casada com um homem mal e perverso que se chamava Nabal. Davi foi pedir a ajuda desse homem, justamente em razão de ele ser um homem abastado e em uma certa ocasião, Davi ter feito um bem à ele. Davi achou que este bem seria retribuído por Nabal, mas ele o tratou muito mal e fingiu que não o conhecia o tratou muito mal. Essa atitude de Nabal fez com que Davi ficasse furioso, e convocasse todo o seu exército para ir atrás de Nabal e matá-lo. Então Abigail fica sabendo desse episódio, seleciona ofertas e pede que os seus empregados carreguem os seus jumentos com essas ofertas, para levá-las até Davi.

Quando ela vê Davi se lança aos pés dele, pede perdão e assume o pecado de Nabal, e pede que ele não leve em consideração essa atitude que o seu marido teve para com Davi, pois ele é um homem mal e filho de belial. Davi então fica constrangido com aquela cena justamente quando ele já estava com as armas à postos para ir ao encontro de Nabal e matá-lo. Aí ele recua e fala com ela que ela é uma mulher muito sábia e agradece a ela por aquela atitude de ter impedido que ele promovesse o mal contra Nabal e contra a sua casa. Naquele momento de reconciliação Abigail volta pra casa.

A Bíblia nos relata que depois de 10 dias o marido de Abigail falece, e Davi quando fica sabendo disso, manda chamar Abigail e se casa com ela.

Eu imagino como devia ser o relacionamento de Abigail com o marido, ele devia ser uma pessoa ruim, mal humorada, violenta, não só com aqueles que vinham de fora pedir a sua ajuda, mas também com a sua própria esposa. A bíblia não relata se era assim mesmo mas pensamos que era assim. Com certeza ela não era feliz, a convivência era muito difícil, mas mesmo assim ela consegue fazer o bem ao seu próximo. Ela tinha uma realidade difícil, mas mesmo assim era sempre impulsionada a fazer o bem. O nome dela, significa alegria de seu pai e o segredo dessa atitude dela estava relacionado com o significado do seu nome o que dava pra ela uma identidade. Mesmo vivendo essa situação difícil ela decide ser a alegria de seu pai, pois o significado de seu nome remete à alegria de solteira de quando ela ainda não estava casada e já era Abigail uma mulher de personalidade, qualidades, características que mostravam que ela era uma pessoa do bem. Mesmo com toda essa situação difícil onde ela poderia cooperar com a destruição do seu marido, ela conseguiu viver não a sua realidade mas ela fez aquilo para o qual Deus preparou ela desde o ventre da sua mãe ela conseguiu viver a sua identidade, ou seja, fazer o bem. 

Ela decidiu alegrar à Deus e é assim que devemos nòs mulheres fazer hoje viver a nossa identidade e não a nossa realidade. Mesmo que estejamos em dificuldades precisamos fazer o que Deus nos chamou para fazer. Mesmo que sejamos rotuladas como uma mulher separada, largada, esquecida essas situações não devem ditar as regras da nossa realidade.



 

 





Nenhum comentário: