segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Olá, Boa Tarde! Hoje é o nosso 3° dia de estudo das 31 Decisões de Uma Mulher Feliz!


O Tema de hoje é: Perdoando os Homens da Minha Vida!

Texto Base é o Livro de Gênesis Cáp. 38 e a Mulher em destaque é Tamar.


Você consegue identificar traços em sua vida, em sua identidade, que ao decorrer da sua história, foram transformados, mudados por causa de decepções com as figuras masculinas. Pode ser um namorado, ou um pai, um marido ou um filho problemático. Olhando pra tràs, você percebe o quanto a sua identidade e personalidade mudaram. Houveram mudanças para pior, talvez , você acabou aderindo na sua personalidade um sentimento de desconfiança que te impede de se relacionar livremente com as pessoas. Te impede de confiar, ou talvez, você agregou na sua personalidade uma insegurança, com relação aos seus sentimentos, e isso tem à ver com as decepções, com os homens ou com um homem em exclusivo que esteve presente em sua vida.

Tamar era nora de Judá. Judá era filho de Jacó e fazia parte de uma das doze tribos de Israel. A Bíblia diz que Tamar se casa com um dos filhos de Judá, esse homem era muito perverso, e a sua perversidade era tão grande, que foi mal aos olhos do Senhor que Deus ceifou a vida desse homem.
E naquela cultura, era de praxe que quando o filho de um homem de uma das tribos falecia, seu irmão casava com a sua cunhada para dar continuidade à linhagem daquela família, daquele homem. E assim Judá fez, após o falecimento de seu filho ele dá o cunhado de Tamar para se casar com ela. E a Bíblia diz  que toda vez que aquele homem tinha relações com aquela mulher ele jogava o sêmen em terra, ou seja, ele só tinha prazer com aquela mulher, e não responsabilidade, e isso soou tão mal aos olhos do Senhor, que Ele também ceifa a vida daquele homem. E na cultura, mais uma vez,  o que é de praxe é que Tamar devia ser dada como esposa ao outro filho de Jacó para se casar, mas acontece que Judá fica tão perturbado com essa situação na família dele, que ele pensa que Tamar que era a amaldiçoada da história e se recusa a dar o outro filho e acaba criando uma situação em que Tamar se vê obrigada a voltar pra casa do seu pai, dizendo assim pra ela: " Olha quando o meu filho crescer, eu vou, te chamo, e você volta, e se casa com ele." 
Mas na verdade o que ele queria era dar um fim naquela situação, ele queria se livrar de Tamar, mandando ela voltar para a casa de seu pai achando que era ela quem estava amaldiçoada. Acontece que a Bíblia não menciona nenhum posicionamento do pai de Tamar. 
E Tamar fica sabendo que Judá tinha perdido a sua mulher, tinha perdido a sua esposa, e fica sabendo também que ele estaria passando ali em sua cidade, por um caminho. E o que que ela faz? Ela se veste como uma prostituta, fica nesse caminho, tem relação sexual com seu sogro e ele nem percebe que é Tamar, porque ela estava vestida como uma prostituta. E acontece que ele não tinha como pagá-la pela relação sexual, então ela diz: " Me dá alguma coisa de penhor para que eu possa te cobrar depois".
Aí então ele dá pra ela o seu cajado, o seu selo e o seu lenço. E o tempo passou, e ele manda alguém ir pegar os seus pertences, e dar para ela, o pago daquela relação sexual, e a pessoa vai e chegando lá não encontra nenhuma prostituta, e Judá sabendo disso fica pensativo à esse respeito, mas deixa pra lá. 
O tempo passa, Tamar aparece grávida e ele fica sabendo disso. Então imediatamente ele toma as providências falando que ela deve morrer, que tem que ser apedrejada. Aí ela conta que tinha com ela alguns pertences: um cajado, um lenço e um selo e que o pai da criança que ela estava esperando era o dono daqueles pertences. Então Judá vai e se arrepende e fala assim: " Minha filha, você é mais justa do que eu.  Você quiz dar continuidade à descendência da nossa família, eu que não me posicionei. Enfim Tamar  é aceita novamente no seio familiar de Judá com o seu filho. Mas a Bíblia diz que nunca mais Tamar conhece Judá como homem e nunca mais ela tem relação íntima.

CONSIDERAÇÕES:

A Bíblia fala que Tamar não era prostituta, ela apenas se vestiu como uma. Ela assumiu esse papel, mudando a sua identidade, ainda que por um pouco de tempo, por causa das falhas dos homens da vida dela.
O primeiro o marido, era um homem perverso;
O segundo, só queria ter prazer com ela. Mas não queria assumir responsabilidades;
O terceiro, o seu sogro, não se responsabilizou dando para ela o direito que ela tinha de se casar novamente. Ele a privou dessa  oportunidade de constituir uma família;
O quarto, o seu pai, não se posicionou frente aos direitos que ela  tinha. Eu imagino que quando ela voltava pra casa,  o pai dela podia ter se posicionado, ido até Judá e falado assim: " Olha Judá, é direito da minha filha casar com o seu filho". Mas, enfim, houveram faltas de posições desses homens. E isso fez com que essa mulher, mudasse totalmente a sua identidade.

Trazendo para os dias de hoje, muitas mulheres se tornaram cativas das suas próprias emoções, por não conseguirem perdoar os homens da sua vida, homens que passaram pelas suas vidas, e lhe deixaram feridas. Elas deixaram que a sua identidade se perdesse. Muitas depois do divórcio, se tornam escravas da depressão e começam a ter doenças psicossomáticas fruto da dificuldade de perdoar os homens que trouxeram sérias feridas para a sua vida sentimental. Muitas vezes são traídas. Mulheres que eram calmas passam a ficar nervosas com pressão alta. Talvez é um filho que está nas drogas, um filho que está dando trabalho.  

Você pode ser curada desse mal hoje, se decidir ser feliz perdoando aquele ou aqueles homens que passaram pela sua vida e lhe deixaram feridas que ainda podem estar abertas.

 



Nenhum comentário: