Cada um dos muitos nomes de Deus descreve um aspecto diferente do seu
caráter multifacetado. Aqui estão alguns dos nomes mais conhecidos de
Deus na Bíblia:
EL, ELOAH: Deus "poderoso, forte, proeminente"
(Gênesis 7:1, Isaías 9:6) - etimologicamente, El parece significar
"poder", como em "Tenho o poder para prejudicá-los" (Gênesis 31:29). El é
associado com outras qualidades, tais como integridade (Números 23:19),
zelo (Deuteronômio 5:9) e compaixão (Neemias 9:31), mas a raiz original
de ‘poder’ continua.
ELOHIM: Deus "Criador, Poderoso e Forte" (Gênesis 17:7;
Jeremias 31:33) - a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da
Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder
de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista
(Gênesis 1:1).
EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacó" (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) - fala do poder supremo de Deus sobre todos.
ADONAI: "Senhor" (Gênesis 15:2; Juízes 6:15) - usado no
lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser
pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais
utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é
mais utilizado quando Ele lida com os gentios.
YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: "SENHOR" (Deuteronômio 6:4,
Daniel 9:14) - a rigor, o único nome próprio para Deus. Traduzido nas
bíblias em português como "SENHOR" (com letras maiúsculas) para
distingui-lo de Adonai, "Senhor". A revelação do nome é primeiramente
dada a Moisés "Eu sou quem eu sou" (Êxodo 3:14). Este nome especifica um
imediatismo, uma presença. Yahweh está presente, acessível, perto dos
que o invocam por livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e
orientação (Salmo 31:3).
JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14) - o
nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser
sacrificado no lugar de Isaque.
JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êxodo 15:26) - "Eu
sou o Senhor que te sara", tanto em corpo e alma. No corpo, através da
preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades.
JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira" (Êxodo
17:15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma
batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em
Êxodo 17.
JEOVÁ-MAKADESH: "O Senhor que santifica, torna santo"
(Levítico 20:8, Ezequiel 37:28) - Deus deixa claro que apenas Ele, e não
a lei, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos.
JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz" (Juízes 6:24) - o
nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor
ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois
de vê-lO.
JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus" (Gênesis 2:4, Salmo 59:5) -
uma combinação do singular nome YHWH e o nome genérico "Senhor",
significando que Ele é o Senhor dos senhores.
JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor nossa justiça" (Jeremias
33:16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a
justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus
Cristo, o qual tornou-se pecado por nós "para que nele fôssemos feitos
justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).
JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor" (Salmo 23:1) -
Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de
ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com
ele, e assim declara: "Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará"
(Salmo 23:1).
JEOVÁ-SHAMMAH: "O Senhor está ali" (Ezequiel 48:35) - o
nome atribuído a Jerusalém e ao templo lá, indicando que o outrora
partida glória do Senhor (Ezequiel 8-11) havia retornado (Ezequiel
44:1-4).
JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos" (Isaías 1:24,
Salmos 46:7) - Exércitos significa "hordas", tanto dos anjos quanto dos
homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra,
dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome
expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é
capaz de realizar o que determina a fazer.
EL ELIOM: "Altíssimo" (Deuteronômio 26:19) - derivado
da raiz hebraica para "subir" ou "ascender", então a implicação
refere-se a algo que é muito alto. El Elyon denota a exaltação e fala de
um direito absoluto ao senhorio.
EL ROI: "Deus que vê" (Gênesis 16:13) - o nome
atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de
ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o
Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa
teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e
testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo.
EL-OLAM: "Deus eterno" (Salmo 90:1-3) - A natureza de
Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus
contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. "De eternidade a
eternidade, tu és Deus."
EL-GIBOR: "Deus Poderoso" (Isaías 9:6) - o nome que
descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como
um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a
destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro
(Apocalipse 19:15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário